quarta-feira, janeiro 09, 2008

Portugal no seu melhor...(1)

Como leitora assídua do Sol (desculpem a publicidade :)) não posso deixar de referir que este noticia Portugal no seu melhor, principalmente no que respeita à Sociedade. É por estas e por outras que vou continuar a ler os conteúdos deste site.

E vejam só aqui este exemplo do melhor:

"Presidente da Câmara de Almeirim nega ter violado emails de vereador
O presidente da Câmara Municipal de Almeirim, José Sousa Gomes (PS), negou hoje ter violado a correspondência electrónica do vereador Francisco Maurício, que segunda-feira ameaçou, em reunião da autarquia, apresentar uma queixa-crime contra o autarca.

Sousa Gomes disse que recebeu, em Dezembro, uma carta anónima com três folhas contendo e-mails de Francisco Maurício com afirmações ofensivas da sua pessoa.

Afirmando que essa carta lhe foi entregue por uma funcionária da autarquia, Sousa Gomes disse que teve o cuidado de retirar os mails «de carácter privado», mas «escalpelizou» os que se dirigiam a si, à autarquia ou ao seu gabinete.

«Fiz um trabalho de corte e colagem para não implicar ninguém, deixando apenas os aspectos que me afectavam», disse, afirmando ter como suas testemunhas a funcionária e o seu vice-presidente, Pedro Ribeiro.

Negando ter «vasculhado» o correio privado de Francisco Maurício e a acusação deste de que entrou no servidor da autarquia para os conseguir, Sousa Gomes disse que apenas se serviu do servidor para «retirar uma listagem, não o seu conteúdo», da correspondência trocada entre o vereador e o presidente da assembleia municipal, Armindo Bento.

O autarca, que desde meados de Dezembro preside à Comissão Política Concelhia do PS, disse que na reunião deste órgão realizada sexta-feira no seu gabinete quis «informar sobre tudo o que se tem passado nas reuniões de Câmara».

Nessa reunião, apresentou extractos de actas e a informação estatística que revela como têm sido as votações de Francisco Maurício na Câmara, bem como os mails e o registo da correspondência trocada com Armindo Bento, na qual constava o assunto mas não o conteúdo, disse.

Sousa Gomes disse que estes registos levaram-no a concluir que existe «um conluio» entre Francisco Maurício e Armindo Bento que visa «destruírem» a sua «condição como presidente» da autarquia.

Nessa reunião da Concelhia socialista foi retirada a confiança política a Francisco Maurício, eleito como independente nas listas do PS.

Maurício foi vice-presidente de Sousa Gomes até se incompatibilizarem ambos, num processo que envolveu um concurso, cujo júri era presidido pelo vereador, no qual a chefe de gabinete do presidente foi classificada em último lugar.

Quanto a Armindo Bento, Sousa Gomes disse que está agendada para dia 18 uma reunião da Concelhia para se discutirem as posições deste militante do partido.

O presidente da Federação Distrital de Santarém do PS, António Rodrigues, confirmou que foi à reunião de sexta-feira, para a tomada de posse da Concelhia eleita em Dezembro. Segundo disse, a Federação não se vai pronunciar sobre a situação de Francisco Maurício, que não é militante do partido, e que analisará qualquer processo relativo a Armindo Bento caso este seja remetido pela Concelhia.

Lusa / SOL"

O Presidente da Câmara Municipal, pelos vistos, leu na reunião do executivo municipal o conteúdo de alguns mails trocados entre o Vereador Francisco Maurício e outra pessoa, onde o Presidente da Câmara é chamado, pelo Vereador, de “filho da p…” e etc....

E pelo esclarecimento dado pelo Presidente Sousa Gomes e também a sua intervenção na reunião pública (relatada por pessoas presentes na respectiva reunião), parece que andam aqui bichinhos (para não se falar de outra coisa)...

Note-se:

"1 - O que o Presidente apresentou foram registo de troca e NÃO registos de conteúdo!


2 - Os conteúdos apresentados referem-se EXCLUSIVAMENTE a uma carta anónima recebida pelo Presidente, na Câmara de Almeirim e referem-se a mensagens trocadas de outro endereço do Vereador F. Maurício que NÃO É endereço institucional... Mas será que só alguns ficaram com esta ideia ou será que o Vereador F. Maurício não sabe por quais endereços é que troca correspondência de teor ordinário???"

Ora digam lá se isto parece ou não uma novela "mexicanoportuguesa", agora só nos resta esperar pelos próximos episódios...